Seja um voluntário para doação de medula óssea

A medula óssea produz os componentes do sangue 

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior de alguns dos nossos ossos, onde são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. 

Os leucócitos fazem parte do sistema imune que nos protegem das infecções. ​

Existe um conjunto de doenças que podem afetar a fabricação das células do sangue e causar deficiências no sistema imunológico, principalmente as leucemias e os linfomas. Um dos possíveis tratamento para essas doenças é o transplante de medula óssea.​

Como é o transplante de medula óssea?

É um procedimento rápido, como uma transfusão de sangue, e dura em média duas horas. 

A coleta do doador é extremamente segura, pode ser feita mediante retirada de tecido da medula do osso da bacia ou por um procedimento de retirada do sangue pela veia do braço (aférese). 

Consiste na substituição de uma medula óssea doente por células normais da medula óssea do doador, com o objetivo de recuperar uma nova medula saudável. 

Para receber as células da medula do doador, o doente passa por um tratamento que destrói a própria medula óssea e após a transfusão a medula transplantada já será capaz de produzir células novas. ​

Quem pode ser doador de medula óssea?

Pessoas com idade entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica, autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide) ou doença infecciosa transmissível pelo sangue. 


É difícil encontrar um doador compatível, por isso é importante que muitas pessoas se cadastrem como doador voluntário para aumentar as chances de tratamento de quem precisa. 

O cadastro pode ser feito no Hemocentro da sua cidade onde é realizada a coleta uma amostra de sangue (10 ml) para tipagem.

Cadastre-se como um doador voluntário de medula óssea!

Seja um voluntário para doação de medula óssea
Plano Brasil Saúde

Plano Brasil Saúde participa do congresso Hospitalar 2023 em São Paulo SP

O Plano Brasil Saúde, healthtech especializada em gestão de saúde corporativa, participa este ano do congresso HOSPITALAR 2023, evento mais importante do setor da América Latina. Paulo Bitencourt, CEO da startup, foi convidado para participar do primeiro dia do evento como palestrante e traz para o debate a temática sobre ‘A Busca Pelo Equilíbrio Emocional Nas Empresas’.

A participação do CEO do Plano Brasil Saúde, vai acontecer no dia 23 de maio, no estande da TM Jobs. O tema “Saúde Mental’ será o assunto central do espaço durante os quatro dias de feira. “É preciso estar atento a saúde emocional dos colaboradores, implementando estratégias para reverter o cenário e evitar desgastes no dia a dia de trabalho. Zelar por um ambiente de trabalho saudável e valorizar a saúde mental das pessoas é responsabilidade das empresas e de seus líderes”, afirma.

A roda de discussão também vai receber os executivos André Machado – CEO da ASQ, Luis Lira – Diretor Corporativo de RH no Hospital das Clínicas FMUSP e a Tereza Veloso – Diretora Técnica de Operações e Rede Credenciada da Sulamerica, para ampliar o debate em torno do tema.

Paulo Bitencourt atua no setor de saúde há mais de 20 anos. Na área hospitalar já trabalhou desde a atenção básica até a alta complexidade, sempre voltado ao setor público e há dois anos passou a investir em saúde suplementar com a healthtech Plano Brasil Saúde.

 

Imprensa - Encaso Comunicação Coorporativa

E-mail: ana@encasocomunicacao.com.br

Tel: (11) 2950-2849