Durante o mês de Dezembro, ocorre a campanha nacional de sensibilização em da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST´s (infecções sexualmente transmissíveis).
A campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 é um grande marco para a sociedade. O foco: prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV) que ataca o sistema imunológico.
O método mais eficaz na prevenção é o uso do preservativo, (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (anal, vaginal e oral).
Formas de transmissão:
1- Relações sexuais desprotegidas
2 - Compartilhamento de seringas contaminadas
3 - De mãe (portadora do vírus) para filho durante a gestação ou amamentação
A busca por tratamento eleva a qualidade de vida e diminui as chances de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis. O tratamento gratuito é garantido e iniciado imediatamente após o diagnóstico. O medicamento impede que o vírus se replique, evitando a queda da imunidade do portador do vírus.
Outras infecções sexualmente transmissíveis que necessitam de tratamento: Herpes genital; cancro mole; HPV; Doença Inflamatória Pélvica (DIP); Donovanose; Gonorreia e infecção por Clamídia; Linfogranuloma venéreo (LGV); Sífilis; Infecção pelo HTLV; Tricomoníase.
Procure por ajuda!
Em caso de suspeita de exposição de risco, procure atendimento médico. A profilaxia pós contato existe e reduz as chances de contágio em até 72 horas após a contaminação. O tratamento antirretroviral, através das medicações oferecida pela rede de saúde, impede o enfraquecimento do sistema imunológico e aumenta o tempo e qualidade de vida!
Previna-se, busque por atendimento! Faça exames periodicamente!
FONTES: Ministério da Saúde
Se movimentar faz parte do nosso dia a dia desde quando acordamos até a hora de dormir. As pessoas realizam exercício físico por vários motivos: lazer, estabilidade emocional, desenvolvimento intelectual, consciência estética, auto realização, desenvolvimento das capacidades motoras, para melhor qualidade de vida, entre outros. É importante destacar que qualidade de vida não é apenas viver muitos anos, mas sim, viver muitos anos com qualidade, sem problemas sérios de saúde e sentido seu corpo em perfeita harmonia com a mente.
Atividade física: qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Este comportamento inclui atividades ocupacionais (trabalho), da vida diária (vestir-se, banhar-se, comer), o deslocamento (transporte) e as de lazer. Exercício físico: toda atividade física planejada, estruturada e repetida realizada com intuito de manter ou desenvolver um ou mais componentes da aptidão física.
Atividade física: redução dos riscos de mortalidade e de desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças do coração.
Exercício físico: além de trazer todos os benefícios que a atividade física também traz, é eficaz para manter o controle do peso, redução dos sintomas depressivos, melhora da qualidade do sono e preservação da cognição. Também ajuda no tratamento e controle de diversas condições crônicas de saúde.
Não pratique algo só porque é a moda do momento! Faça aquilo que você goste: nadar, correr, andar de bicicleta, entre inúmeras possibilidades. Lembrando que cada pessoa conhece sua rotina e suas limitações. Caso você não tenha tempo ou condições financeiras para inserir uma rotina de exercício físico específico, você pode ter um dia a dia mais ativo: escolha subir as escadas em vez de utilizar o elevador, evite ficar longos períodos sentado. Ou até mesmo, caso utilize transporte público, desça um ponto antes e caminhe um pequeno trecho até sua casa. Inclua pequenas mudanças dia após dia e você terá efeitos positivos. Comece hoje, faça por você!
Fonte:
Paulo Ricardo Medeiros Profissional de Educação Física, Mestre em Educação Física Conselho de classe e número da inscrição: 021552-G/SC CREF