O enfermeiro é peça chave para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
A atuação dos enfermeiros dentro das Clínicas de atenção Primária à Saúde é um dos fatores responsáveis pelas mudanças nas práticas de atenção à saúde
suplementar, sendo um novo modelo assistencial que busca pela integralidade do cuidado, nas intervenções frente os fatores de risco, na prevenção de doenças, na
promoção da saúde e qualidade de vida. No dia 12 de maio comemoramos o Dia Internacional do Enfermeiro.
Os principais atributos para o fortalecimentodo papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde
O enfermeiro é um profissional de grande valor a colaborar com o fortalecimento dos quatro atributos essenciais da APS:
Acessibilidade:
A APS é a porta preferencial, ou porta obrigatória, para o primeiro atendimento dentro do sistema. Precisa ser acessível e disponível à população.
Abrangência:
Consiste em atender a maior parte das necessidades de saúde das pessoas, podendo ser favorecida com a prática avançada de enfermagem, a partir de enfermeiros
qualificados para ampliar o desempenho da profissão.
Longitudinalidade:
Pressupõe um cuidado contínuo, ao longo da vida, sendo valorizado o vínculo entre profissionais e pacientes, permitindo uma atenção mais qualificada.
Coordenação do cuidado:
A atuação do enfermeiro junto à equipe contribui e reforça o autocuidado e a gestão do cuidado do paciente pela unidade.
Você sabia que esse enfermeiro existe pertinho de você?
Há diversas vantagens no acolhimento do enfermeiro, dentre elas, a humanização e estabelecimento de vínculos entre o profissional e o usuário.
Nosso maior objetivo é aprimorar a capacidade resolutiva das ações de saúde, garantir a igualdade no atendimento e humanização dos serviços ao cliente.
Compareça a sua unidade mais próxima. Cuidar é, antes de tudo, valorizar a vida, e nós valorizamos a sua!
Isadora Sanitá, Enfermeira Conselho de classe e número da inscrição: COREN MG-573700
Analligia Quintal Conselho de classe e número da inscrição: COREN MG-172620
Fonte:
BRASIL, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Saúde, Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde. Guia de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (Disponível em:
https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/91089/Guia_de_Enfermagem_na_Atencao_Primaria_a_Saude.pdf/863eadd6-b147-188d-d336-4f55870229cb?t=1653480309436. Acesso em:16 mar.2023).
EINSTEIN, Albert. Enfermeiro é peça-chave para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (Disponível em: https://ensinoepesquisa.einstein.br/fiquepordentro/noticia/enfermeiro-e-peca-chave-para-o-fortalecimento-da-atencao-primaria-a-saude. Acesso em:16 mar.2023)