Brincadeira de criança, como é bom...

Você sabia que filhos de pais fisicamente ativos possuem até seis vezes mais chances de serem também ativos fisicamente?

Dizem que filho de peixe, peixinho é! E quando se trata de ensinar as crianças, nada melhor que o exemplo. Hoje já se sabe que, segundo a OMS, 23% da população adulta se mantem inativa fisicamente. Esse percentual atinge 81% quando se trata de jovens. Podemos observar com esses números que não é porque você dá o exemplo que seu filho irá, obrigatoriamente, segui-lo. Porém, esse incentivo partindo dos genitores aumenta em 6 vezes a chance da criança tornar-se ativa na vida adulta.

As férias chegaram e as crianças estão em casa... E agora? 
As crianças necessitam que os pais: 

Se conectem com elas fazendo algo divertido. Qualquer esporte é valido. Qualquer brincadeira saudável e estimulante é bem-vinda. O ato de se manter em movimento, enquanto se cria memórias afetivas com a atividade e a família, é de extrema importância. Mais do que se manter ativo, é: fortalecimento físico, melhora da qualidade da saúde mental, aprendizado sobre regras e limites.

Brinquem com elas: Você pode jogar futebol, fazer judô ou pular amarelinha. Não existe uma receita de bolo ou uma regra. Precisa ser algo que desperte o seu interesse e o da criança para que seja um momento feliz e de conexão para ambos. Atualmente, percebe-se que as crianças estão cada vez menos interagindo entre si e com sua família. Elas estão cada vez mais  isoladas com tecnologias, o que as deixam sedentárias desde muito cedo. Um estímulo, como os exemplos citados acima, podem ensinar na pratica sobre a disciplina, que será aplicada em outras áreas da vida da criança no seu dia a dia. Os frutos a serem colhidos pelos pais e filhos a longo prazo serão imensuráveis.

Cuidem delas: O cuidado não se restringe apenas a levar para a escola, comprar roupas e sapatos e alimentá-las. Cuidar é ensinar valores de vida. Cuidar é pensar em um futuro melhor para as crianças, visto que no momento elas não tem discernimento para tomar decisões que irão impactar seus futuros. Mas nada disso precisa ser uma guerra entre pais e filhos. É possivel fazer uma construção conjunta e harmoniosa em que todos evoluem e saem ganhando nessa história. 

Cuidem de si mesmos: Além de todos os aprendizados que atividades entre pais e filhos podem trazer para as crianças, não podemos deixar de citar os ganhos para os adultos também. Antes de cuidar e estar presente para seu filho, você precisa estar bem consigo mesmo: física e mentalmente. Faça uma atividade que te desafie, que seja prazerosa, que te traga saúde para ter mais anos acompanhando o crescimento das crianças.  Brincar com os filhos só traz benefícios para todos os envolvidos.

Queria voltar a ser criança para acreditar novamente nos adultos

Você tem o poder de mudar o futuro do seu filho... E o seu também. Porque não começar hoje depois do trabalho? 

Agende um ''compromisso'' de brincar com seu filho hoje mesmo.

Brincadeira de criança, como é bom...
Plano Brasil Saúde

Aleitamento Materno

Mitos e verdades sobre a amamentação
O leite materno é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o melhor alimento para o bebê. A recomendação é que, até os seis meses, o leite materno seja o único alimento oferecido a ele, e após essa fase ainda pode ser estendido até os 2 anos de idade associado à alimentação complementar. Porém, o processo pode trazer algumas inseguranças para as
mães, pois ainda existem muitos mitos que podem atrapalhar esse período.

 

                                                                        Confira alguns mitos e verdades sobre a amamentação:

Existe leite fraco? 

Esse pode ser considerado um dos maiores mitos sobre a amamentação. O leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo e possui todos os nutrientes
necessários para manter o bebê saudável, protegendo-o contra infecções respiratórias, alergias e outras doenças. Se o bebê não se sente saciado após a amamentação, não tem
relação com a qualidade do leite, mas sim com a frequência e o tempo de mamada.

MITO 

Cerveja preta, canjica, água inglesa e outros alimentos aumentam a produção de leite?

Não existe alimento milagroso. O que vai aumentar a produção de leite é uma alimentação equilibrada, o consumo adequado de líquidos e a oferta sob livre demanda.
Alimentos como a canjica possuem alto teor calórico, podendo fornecer energia da mãe durante o período de amamentação. Já os chás, em sua grande maioria, possuem efeito
calmante, o que também pode auxiliar durante esse período. O consumo de bebida alcoólica é completamente contraindicado, pois o álcool pode gerar danos ao bebê.

MITO 

A amamentação imediatamente após o parto é saudável?

Além de contribuir para a recuperação da mulher e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o primeiro leite produzido pela mulher após o parto (colostro), possui muitos anticorpos e proteínas
que irão fortalecer o sistema imunológico do bebê. Com isso, reduzindo significativamente os riscos de mortalidade neonatal e aumentando as chances de sucesso no processo de amamentação.

VERDADE 

A amamentação traz benefícios para a mãe?

Inúmeros benefícios, entre eles: prevenção de cânceres (mama, ovário e endométrio), redução do risco de doenças crônicas (diabetes mellitus, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares),
aceleração da cicatrização pós-parto e menor risco de anemia, além de reduzir as chances de novos episódios de enxaqueca.

VERDADE 

 

Para fortalecer o aleitamento materno, é fundamental uma rede de apoio sólida: familiares, grupo de pessoas e instituições dando o apoio à mulher durante essa fase.
É muito importante dividir tarefas domésticas, participar do cuidado da criança, oferecer apoio físico e mental, esclarecer dúvidas, entre outros cuidados. Juntos
podemos proporcionar um aleitamento saudável e tranquilo para a mãe e o bebê.

 

 

Clarissa Barreto / Nutricionista
CRN 6 1781

Letícia Araújo / Nutricionista
CRN 4 22100776

 

 

Fonte:

Departamento Científico de Aleitamento Materno - Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Pais, tirem suas dúvidas sobre aleitamento materno. Agosto, 2022. Ebook Agosto Dourado.
Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/sbp/2022/agosto/12/ebook_agosto_dourado_sbp.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2023.
Mitos e Verdades. Fiocruz – Rede Global de Bancos de Leite Humano. Disponível em: <https://rblh.fiocruz.br/mitos-e-verdades>. Acesso em: 07 jun. 2023.