Retornar

Promessas de ano novo: uma tradição do réveillon Enviado em 13 de Jan de 2023

Esse ano vai! Agora vai ser diferente!

Pular as 7 ondas, vestir branco, comer lentilha e uva estão entre as principais tradições de réveillon. É uma data bastante nostálgica em que tendemos a olhar para o ano que passou e refletir sobre o que vivemos. Com o novo chegando, temos esperanças de experiencias melhores e novos desafios. É ai que entra a elaboração dos planos e promessas para o ano seguinte que muitas vezes se resume a  cumprir o que não conseguimos no ano que está terminando.

Para que você comece a seguir as promessas de 2023, ainda em 2022 e já entre o ano com o gás todo, temos algumas dicas: 

1. Alimente-se do que está fora do prato​ - Final de ano sempre tem ''comilança'', né?! Essa fartura toda normalmente é um gatilho para nossa perda de controle alimentar. Depois que a barriguinha está cheia, vem a culpa e o pensamento: "porque eu comi tanto?". O segredo para evitar isso é nutrir-se do que está fora do prato. Mas como assim? Eu me refiro a ''nutrir-se'' do momento. É aquela conversa com o tio da piada do pavê que você não conversa há meses; É aquele abraço na vó; É aquela mesa posta lindíssima, toda decorada; É o fato de você estar se sentindo bem com uma roupa que escolheu para aquela data especial; É mastigar com calma, saboreando cada pedaço daquele prato delicioso. Há diversas formas de se nutrir do momento, que não só, por meio do alimento contido no prato.

2. Crie um novo hábito - Pode ser iniciar um novo esporte, ler aquele livro que está na estante há meses ou tirar 5 minutos todos os dias para você. Pode ser criar uma rotina de cuidado com a pele, mudar a rota que você usa para ir trabalhar. Estimular o nosso cérebro a fazer coisas novas é um ponto chave. A escolha é muito individual, mas o que faz a diferença é a forma como é feita: com CONSISTÊNCIA e CONSTÂNCIA. Não escolha mudar tudo de uma vez. Não escolha começar 5 coisas novas na sua vida hoje. Escolha UMA e se dedique inteiramente a ela. Não importa se ela é pequena: pequenas mudanças, todos os dias, se tornam grandes hábitos.

3. Não tenha pressa - O ano tem 365 dias, e não é porque 2023 vai chegar em menos de 1 semana que você vai virar o(a) blogueiro(a) fit ou o(a) marombeiro(a) do ano no dia 01/01. Para você chegar aos objetivos traçados, é importante seguir o planejado mesmo nos dias em que não sentir vontade. Direção é mais importante que velocidade. Se você for a 100km/hora para o Sul com a intenção de chegar ao Norte, isso só te faz mais longe do teu objetivo.

4. Conheça a ti mesmo - Essa é uma peça chave para 2023. Se você se conhece, consegue identificar quando esta tentando se sabotar (preguiça, falta de tempo, justificar não seguir algo proposto por causa de outra pessoa, entre tantos outros sabotadores que costumamos recorrer) e quando realmente precisa de uma pausa (cansaço físico ou mental, priorização de tarefas da rotina, etc).

Recaídas a velhos hábitos são normais em qualquer processo de mudança mas quando você tem mais recaídas que sucesso, é sinal de que precisa recalcular sua rota.

E ai, está pronto para PEQUENOS passos e GRANDES mudanças para 2023?

FONTES: Ministério da Saúde. (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/por-que-comer-a-mesa-faz-bem) | OPAS  (https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51769/OPASNMH19001_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y).
 

Icone Telefone

Ver Telefone

Telefone Fixo

Icone Atendente Feminina

Ouvidoria

Envie um email para Brasil Saúde

Icone Trabalhe Conosco

Trabalhe conosco

curriculo@planobrasilsaude.com.br

Icone Conferência de Imprensa

Imprensa- Encaso Comunicação Coorporativa

ana@encasocomunicacao.com.br

(11) 2950-2849