Retornar

Prevenção e combate à hipertensão arterial Enviado em 10 de Abr de 2023

Existe algum jeito de escapar da hipertensão?

A hipertensão é uma doença extremamente prevalente, que acomete mais de um bilhão de pessoas no mundo todo. No Brasil, em particular, cerca de 30 a 35% da população é portadora da doença. Às vezes não é possível escapar da genética, entretanto, hábitos de vida saudáveis como uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, controle de peso, evitar uso de álcool e cigarro podem ajudar a prevenir ou controlar a hipertensão.

Pressão alta mata?

O diagnóstico da hipertensão é estabelecido através de medidas rotineiras de pressão. É considerado hipertenso quem mantiver pressões ≥ 140x90 mmHg em, pelo menos, duas consultas espaçadas. Estabelecido o diagnóstico de hipertensão arterial, deve-se solicitar a investigação complementar de lesões em órgãos e avaliação de comorbidades. Na maioria das vezes, a pressão muito alta pode levar a doenças fatais como AVC, infarto e doenças nos rins. Caso bem controlada, há importante redução na incidência desses eventos. 

Os desafios no combate à hipertensão arterial

O grande desafio no tratamento da hipertensão reside na característica pouco sintomática da doença que faz com que o paciente não dê importância ao tratamento. Se você for hipertenso, faça acompanhamento médico regular, com intervalo entre consultas de 6/6 ou 12/12 meses, dependendo do controle da doença. Aos não hipertensos, se apresentar as seguintes condições, procure atendimento médico multiprofissional. 

Obesidade | Sedentarismo | História familiar | Tabagismo e etilismo | Dieta rica em sódio | Aumento da circunferência abdominal

Mariana Oliveira Zacharias; Médica de família e comunidade. Conselho de classe e número da inscrição: CRM-MG 74406.

Fonte:

Gusso G, Lopes JMC. Tratado de medicina de família e comunidade. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; 116(3):516-658.

Icone Telefone

Ver Telefone

Telefone Fixo

Icone Atendente Feminina

Ouvidoria

Envie um email para Brasil Saúde

Icone Trabalhe Conosco

Trabalhe conosco

curriculo@planobrasilsaude.com.br

Icone Conferência de Imprensa

Imprensa- Encaso Comunicação Coorporativa

ana@encasocomunicacao.com.br

(11) 2950-2849