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O que é qualidade de vida? Enviado em 25 de Abr de 2023

A Organização Mundial da Saúde destaca que qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no ambiente em que está inserido, nos seus valores éticos e nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos. Portanto, é a partir da impressão que cada um tem de suas finanças, de seu estado emocional, de sua capacidade física e intelectual e do tempo em que se dispõe para cuidar da sua saúde.

Como ter mais qualidade de vida? Dicas essenciais para viver bem!

1. Durma bem

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir ou acordam várias vezes durante a madrugada. A insônia pode gerar ansiedade, e consequentemente a depressão. É importante adotar estratégias simples para dormir bem: dormir em horários regulares; evitar os cochilos; reduzir ou eliminar a ingestão de líquidos à noite; não tentar forçar a dormir; use a cama somente para dormir; evite usar o celular, etc.

2. Tenha uma rotina

De acordo com a OMS, o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo. Os sintomas da ansiedade podem desencadear transtornos mais crônicos e impactar a sua qualidade de vida. Um desses problemas é causado pela falta de organização das atividades do dia a dia. Por isso, é importante ter uma rotina, criar uma agenda para otimizar seu tempo, e com isso, evitar estresse no seu dia a dia. Ter tudo organizado traz uma sensação de bem-estar e segurança.

3. Tenha uma alimentação saudável

Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental. Segundo o Ministério da Saúde, os mandamentos da alimentação saudável são: comer frutas e verduras; para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão; evitar gorduras e frituras; usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês (essa medida serve para a pessoa ter uma ideia da quantidade de óleo que deve ser usada no preparo dos alimentos. O importante é não correr o risco de usar óleo demais); realizar 3 refeições principais e 1 lanche por dia (isso evita longos períodos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a frequência e diminuir o volume); comer com calma e não na frente da TV; evitar doces e alimentos calóricos; comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais. Também é importante beber no mínimo 2 litros de água por dia, que possui inúmeras funções essenciais ao nosso organismo.

4. Faça atividade física

A atividade física traz benefícios físicos e psicológicos tanto de curto e longo prazo: contribui para o bom funcionamento dos órgãos (principalmente o coração); contribui para o bom funcionamento do intestino; diminui a ansiedade e o estresse. Aliada ao consumo reduzido dos alimentos, aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal; colabora para sua confiança; aumenta seu vigor e seu humor. Faça 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua (suba e desça escadas em vez de usar elevador; nos momentos livres faça caminhada, pratique esportes, entre outros).

5. Lazer

Reserve um tempo para você, divirta-se, dance, cante, curte a família, saia com os amigos. É muito importante ter momentos para relaxar e descansar sem culpa. 

6. Trabalho

Programe-se e tire férias anuais; não leve o serviço para casa; mantenha o ambiente de trabalho organizado, limpo, iluminado, ventilado, sem barulho excessivo. Em momentos de tensão, faça um relaxamento com respiração lenta e pausada. 

7. Exposição solar

Busque as horas mais frescas do dia para pegar sol, mas evite exposição prolongada ao sol; use sempre protetor solar; use óculos escuros e roupas claras; chapéu ou boné para se proteger.

 

Késia Terezinha Oliveira Gomes Psicóloga, Conselho de classe e número da inscrição CRP 04/54740

Eliziane Santos Medeiros Enfermeira, Conselho de classe e número da inscrição COREN/MG 576355.

 

fonte:

LEAHY, R.L. Livre de ansiedade. 1ed. São Paulo: Artmed, 2011. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentação Saudável. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf PEREIRA, E.F.; TEIXEIRA, C.S.; SANTOS, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e evolução, Paraná, v.26, n.2, 2012. Disponível em: Scielo.org SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. 5 passos para uma melhor qualidade de vida: uma meta ao seu alcance. (Folder impresso). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/qualidade-de-vida-em-cinco passos/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o,expectativas%2C%20padr%C3%B5es%20e%20preocupa%C3%A7%C3%B5es%E2%80%9D.

 

 

 

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