Retornar

Janeiro Branco Enviado em 12 de Jan de 2024

Janeiro Branco é um movimento mundial em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental da humanidade. O objetivo é mobilizar a sociedade em torno da saúde mental e emocional, com ações preventivas e campanhas educativas e de conscientização.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, o equivalente a 5,8% da população. Os transtornos mentais acometem 22 milhões de brasileiros, 12% da população, e, ainda, quase 19 milhões de pessoas possuem algum tipo de transtorno de ansiedade, ou seja, quase 9,3% da população brasileira.

Hábitos para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida

Busque se desconectar:Hoje parte da população já se vê saturada de interações online. Assim como o corpo, nossa mente também
cansa.

Durma bem: Uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde e bem-estar, já que o sono tem diversas funções importantes para o nosso organismo. Pratique a higiene do sono.

Cultive bons relacionamentos

Tenha momentos do dia voltado para quem você gosta. Converse com pessoas que fazem você se sentir bem,
tenha vínculos saudáveis, pois o apoio familiar e dos amigos é fundamental.

Conte com a ajuda profissional

É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber sofrimento ou dificuldades em lidar com as emoções. Um atendimento psicológico pode ajudar a manter ou reequilibrar sua saúde mental.

Pode-se cuidar da saúde mental praticando o autocuidado: como priorizar um sono de qualidade, buscar alimentação saudável, realizar atividades que são prazerosas, praticar atividades físicas, empenhar-se em atividades relaxantes, como meditação, e parar por alguns minutos e prestar atenção aos seus sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções. Outro cuidado que você pode desenvolver é fazer psicoterapia, sendo esta uma aliada importante para o nosso crescimento e desenvolvimento de resiliência.


Por fim, saiba que a vida trará desafios e que podemos lidar com estes desafios e com as mudanças da vida de forma equilibrada.

Por isso, procure ajuda quando tiver dificuldade em lidar com conflitos, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. Desacelere.

 

Fonte:

PUCRS: https://www.pucrs.br/blog/janeiro-branco-habitos-para-cuidar-da-saude-mental/ Grupo mulheres do Brasil: https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/janeiro-branco-saude-mental/ Ministério da Saúde: https://www.gov.br/ebserh/

Icone Telefone

Ver Telefone

Telefone Fixo

Icone Atendente Feminina

Ouvidoria

Envie um email para Brasil Saúde

Icone Trabalhe Conosco

Trabalhe conosco

curriculo@planobrasilsaude.com.br

Icone Conferência de Imprensa

Imprensa- Encaso Comunicação Coorporativa

ana@encasocomunicacao.com.br

(11) 2950-2849