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Exercício físico e atividade física Enviado em 08 de Fev de 2023

Por que ser ativo?

Se movimentar faz parte do nosso dia a dia desde quando acordamos até a hora de dormir. As pessoas realizam exercício físico por vários motivos: lazer, estabilidade emocional, desenvolvimento intelectual, consciência estética, auto realização, desenvolvimento das capacidades motoras, para melhor qualidade de vida, entre outros. É importante destacar que qualidade de vida não é apenas viver muitos anos, mas sim, viver muitos anos com qualidade, sem problemas sérios de saúde e sentido seu corpo em perfeita harmonia com a mente.

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física: qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Este comportamento inclui atividades ocupacionais (trabalho), da vida diária (vestir-se, banhar-se, comer), o deslocamento (transporte) e as de lazer. Exercício físico: toda atividade física planejada, estruturada e repetida realizada com intuito de manter ou desenvolver um ou mais componentes da aptidão física.

Benefícios e recomendações

Atividade física: redução dos riscos de mortalidade e de desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças do coração.

Exercício físico: além de trazer todos os benefícios que a atividade física também traz, é eficaz para manter o controle do peso, redução dos sintomas depressivos, melhora da qualidade do sono e preservação da cognição. Também ajuda no tratamento e controle de diversas condições crônicas de saúde.

 

O melhor exercício físico é aquele que você gosta de praticar

Não pratique algo só porque é a moda do momento! Faça aquilo que você goste: nadar, correr, andar de bicicleta, entre inúmeras possibilidades. Lembrando que cada pessoa conhece sua rotina e suas limitações. Caso você não tenha tempo ou condições financeiras para inserir uma rotina de exercício físico específico, você pode ter um dia a dia mais ativo: escolha subir as escadas em vez de utilizar o elevador, evite ficar longos períodos sentado. Ou até mesmo, caso utilize transporte público, desça um ponto antes e caminhe um pequeno trecho até sua casa. Inclua pequenas mudanças dia após dia e você terá efeitos positivos. Comece hoje, faça por você!

 

Fonte:

Paulo Ricardo Medeiros Profissional de Educação Física, Mestre em Educação Física Conselho de classe e número da inscrição: 021552-G/SC CREF

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