Retornar

Dia Nacional do combate ao Colesterol Enviado em 09 de Ago de 2023

Muito se fala sobre os perigos do excesso de colesterol em nosso corpo, mas todos nós sabemos como combater esse excesso? Ao que parece, nem tanto, já que segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aproximadamente 40% dos adultos no Brasil sofrem com colesterol elevado, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, levando cerca de 350 mil óbitos por ano, e as placas de colesterol são os principais vilões. É hora de entender a importância de cuidar da nossa saúde cardiovascular aprendendo sobre colesterol.

O QUE É O COLESTEROL?

O colesterol é uma gordura produzida pelo nosso corpo ou adquirida através da nossa dieta. É essencial em quantidades adequadas, mas torna-se perigoso quando elevado. Existem proteínas no nosso sistema sanguíneo que transportam o colesterol e recebem nomes que dependem do seu tamanho. As principais são o LDL (Low density lipoprotein = Lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (High-density lipoprotein = Lipoproteína de alta densidade).

O LDL é conhecido como "colesterol ruim", visto que é o responsável pela formação das placas de colesterol que obstruem os vasos sanguíneos, aumentando o risco de
infartos e AVC.

O HDL é conhecido como "colesterol bom", atua  como um "lixeiro", emovendo o excesso de colesterol e diminuindo a formação das placas.

Entenda com mais detalhes como ocorre o acúmulo do colesterol ruim nos vasos sanguíneos e como pode causar problemas cardiovasculares:

  1. O “Colesterol bom" (HDL) atua como um protetor cardiovascular, removendo o excesso de colesterol das artérias e transportando-o de volta
    ao fígado para ser eliminado;
  2. O colesterol "ruim" (LDL) pode se acumular nas paredes das artérias, formando placas de ateroma;
  3. Uma vez formada, essas placas começam a crescer com mais deposito de colesterol aumentando o
    risco de doenças cardiovasculares;
  4. As placas de ateroma podem obstruir artérias do coração e do cérebro levando ao infarto e AVC.

Por isso manter os níveis baixos de LDL e níveis adequados de HDL é essencial para prevenir a formação de placas e suas complicações.

VOCÊ SABE COMO ESTÁ O SEU COLESTEROL?

No Brasil, de acordo com a SBC, cerca de 60 milhões de pessoas tem colesterol elevado e a maioria não sabe. Isso ressalta a necessidade de ampliar as ações de conscientização sobre o colesterol e suas implicações para a saúde cardiovascular. No Dia Mundial do Combate ao Colesterol, é crucial enfatizar que o conhecimento da condição é fundamental para prevenção e diagnóstico precoce, evitando complicações graves. Ou seja, realizar exames de triagem de colesterol no momento adequado, detectando alterações precocemente (uma vez que os sintomas podem ser pouco evidentes). Além disso, é essencial adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e, se necessário, iniciar medicamentos, a fim de manter a balança do colesterol sob controle.

Consulte regularmente um médico para monitorar seus níveis de colesterol e seguir as orientações adequadas para uma vida plena e saudável.

 

Henrique de Azeved - Médico /  Conselho de classe e número da inscrição: CRM-PI: 6463

 

Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/
https://www.portal.cardiol.br/

 

Icone Telefone

Ver Telefone

Telefone Fixo

Icone Atendente Feminina

Ouvidoria

Envie um email para Brasil Saúde

Icone Trabalhe Conosco

Trabalhe conosco

curriculo@planobrasilsaude.com.br

Icone Conferência de Imprensa

Imprensa- Encaso Comunicação Coorporativa

ana@encasocomunicacao.com.br

(11) 2950-2849