Retornar

Como organizar a sua geladeira Enviado em 29 de Mar de 2023

Você sabia que existem várias doenças que podem ser causadas por contaminação dos alimentos? E que a forma como estes alimentos são armazenados na sua geladeira pode contribuir para isso?

São as chamadas DTA’s, Doenças Transimitidas por Alimentos, adquiridas através da ingestão de alimentos que estão contaminados por microrganismos patogênicos que irão produzir toxinas no trato gastrointestinal. Para evitar que a contaminação ocorra e para que os alimentos durem por um período maior de tempo, devemos seguir algumas regras no armazenamento.

Hora da prática

niciando pela higienização, o refrigerador deve ser limpo quinzenalmente e para isso pode ser utilizado água e detergente neutro e secar com um pano limpo multiuso. Após a limpeza iniciaremos a organização:

Congelador: neste espaço, guarde as carnes, aves e congelados. Carnes cruas devem ser porcionadas o suficiente para duas refeições, por exemplo. Os alimentos prontos, podem ser armazenados, desde que identificados e com o prazo de validade marcado. Evite empilhar os alimentos e não exceda a capacidade

Gaveta superior: Coloque as carnes frescas e os frios (acondicionados em recipiente apropriado). O tempo de permanência destes alimentos vai depender da sua espécie: frango e carne vermelha, 48 horas, peixe, 24 horas e frios, 72 horas.

Primeira prateleira: Armazenar leite e seus derivados; iogurtes, leite, manteiga e requeijão, além de molhos caseiros. Os ovos devem ser guardados dentro da geladeira na primeira ou segunda prateleira, já que na porta da geladeira há as mudanças mais abruptas da temperatura

Segunda prateleira: Preparações prontas que serão logo consumidas, armazenadas preferencialmente em recipientes bem fechados. Neste local poderá ser colocado tambem as sobremesas (bolos, pudins, doces).

Terceira prateleira: Coloque as frutas e aqueles alimentos que precisam ser descongelados.

Gaveta inferior: Deverão ser colocados os legumes e as verduras. Neste compartimento os legumes duram em média 7 dias, já as verduras por serem mais perecíveis duram até 3 dias. Se estiverem secas ao guardar, utilize saquinhos plásticos transparentes, assim, a durabilidade aumenta e a gaveta permance limpa e organizada. Lembrando que os vegetais devem ser armazenados higienizados corretamente.

Porta da geladeira: Pode ficar os condimentos, as bebidas e as conservas. Lembre-se que os alimentos enlatados devem ser armazenados em outro recipiente após abertos, pois as latas podem vir contaminadas do mercado e oxidar em contato com a umidade.

Tenha esse cuidado periodicamente!

Com essas dicas fica mais fácil entender a importância de uma geladeira limpa e organizada para a sua saúde. Quando falamos em saúde, não é necessário que seja algo relacionado diretamente com o nosso corpo. Ao acondicionar e higienizar alimentos de forma correta para o consumo você promove a saúde da sua família

 

Thaize Lorena Soares Sena Enfermeira Conselho de classe e número da inscrição: CRN 5/4614

Fonte:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. RDC nº 216/04. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html. Acesso em: 08/02/2023. JUNIOR, C. J. S. Manual de Segurança Alimentar. Boas práticas para os serviços de alimentação. 3° Edição. Rio de Janeiro – RJ: Rubio Editora LTDA, 1 de julho de 2019.

 

Icone Telefone

Ver Telefone

Telefone Fixo

Icone Atendente Feminina

Ouvidoria

Envie um email para Brasil Saúde

Icone Trabalhe Conosco

Trabalhe conosco

curriculo@planobrasilsaude.com.br

Icone Conferência de Imprensa

Imprensa- Encaso Comunicação Coorporativa

ana@encasocomunicacao.com.br

(11) 2950-2849