Retornar

A atuação do Médico de Família e Comunidade Enviado em 13 de Jan de 2023

Você sabe como atua o médico de família?

Imagine que exista um edifício em que todos vão para resolver seus problemas de saúde. Cada andar representa uma especialidade médica e, na entrada, tem um funcionário para quem todos falam suas queixas. O funcionário já conhece muito bem a maioria das queixas dos pacientes e orienta algumas medidas para cada uma das pessoas que atende. Cerca de 80-90% das queixas que chegam até ele, são resolvidas ali mesmo. Mas existem alguns casos em que ele orienta pegar o elevador para chegar à especialidade adequada para o determinado problema. Esse funcionário que recebe as queixas seria o Médico de Família e Comunidade. É um profissional capacitado para atender pessoas sem distinção de idade ou sexo. Acolhe todas as queixas e resolve grande parte delas. E, as que ele não puder resolver, ele orienta procurar a especialidade adequada para cada situação. 

É um profissional capacitado para atender pessoas sem distinção de idade ou sexo. Acolhe todas as queixas e resolve grande parte delas. E, as que ele não puder resolver, ele orienta procurar a especialidade adequada para cada situação. 

Quais as vantagem de ser acompanhado por um médico de família?

Quem faz acompanhamento com um médico de família vai ter a vantagem de ter um profissional que vai estar sempre aberto para quaisquer queixas relacionadas com a sua saúde e que a conhece muito bem, pois um ponto central desse acompanhamento é a relação duradoura que se cria entre o médico e o paciente. 

Foco nas necessidades de saúde da pessoa (promoção e prevenção) e não apenas nas doenças

Maior acessibilidade para questões relacionadas à saúde (ter alguém a quem pode sempre recorrer)

Continuidade do cuidado ao longo do tempo (acompanha os pacientes durante anos e vendo problemas diferentes das mesmas pessoas)

Menores gastos com exames e consultas com vários especialistas (há estudos que apontam que médicos de família tendem a resolver os problemas de saúde solicitando menos exames e fazendo menos encaminhamentos para outros especialistas).

Faça acompanhamento com um médico de família!

Comece o quanto antes o seu acompanhamento com um médico de família e coloque a sua saúde em primeiro lugar.

FONTES: WONCA - World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians (Organização Mundial de Colégios, Academias ou Associações Acadêmicas nacionais de médicos de família). https://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/file/documentos/perfil_mfc.pdf 

Icone Telefone

Ver Telefone

Telefone Fixo

Icone Atendente Feminina

Ouvidoria

Envie um email para Brasil Saúde

Icone Trabalhe Conosco

Trabalhe conosco

curriculo@planobrasilsaude.com.br

Icone Conferência de Imprensa

Imprensa- Encaso Comunicação Coorporativa

ana@encasocomunicacao.com.br

(11) 2950-2849